29ª Festa do Ssmo. Redentor

Player do Santíssimo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DÍZIMO: FORÇA DA PARTILHA QUE SUSTENTA A COMUNIDADE


O Dízimo é uma realidade e uma prescrição bíblica, assumido pela Igreja como um de seus cinco mandamentos, porém, continua, nos tempos atuais, sendo um grande desafio de consciência da maior parte de nossos fiéis.
A Igreja não inventou o Dízimo para legitimar a arrecadação de recursos para a manutenção de suas estruturas. Ele aparece nas páginas das Escrituras como devolução generosa a Deus daquilo que foi dado pelo próprio Deus. No entanto, Deus não carece deste Dízimo para si, pois em Deus não há carência alguma, de nada. A carência está configurada na nossa imperfeição. Somos a criação, e por assim dizer, adotados como filhos de Deus. Somos sua Família, seu Povo, e enquanto caminhamos neste mundo, formamos a morada de Deus entre nós. A Igreja é a casa de Deus no mundo, tanto no sentido humano quanto no sentido estrutural. A casa de Deus é formada por uma assembléia de fiéis que se encontram e se reúnem para louvá-Lo, e ao mesmo tempo, esta Casa, chamada Igreja, Povo de Deus em caminho, se instala numa casa construída para facilitar o encontro com Deus, o Templo.



O Dízimo, oferta generosa do coração, devolvido a Deus, sustenta a Casa de Deus no mundo, ou seja, sua Igreja, da qual todos nós fazemos parte.
Dízimo significa a décima parte! Décima parte daquilo que foi produzido pelo suor do trabalho humano. O Povo Bíblico separava esta décima parte como oferta e agradecimento a Deus, entregue no Templo.
A Igreja, para seguir de perto os Mandamentos da Lei de Deus e vivenciá-los na praticidade de seus dias terrenos formulou ao longo dos séculos seus cinco Mandamentos. Isso, não como acréscimo ao Decálogo, mas como pontuação do mesmo. Dentre esses cinco Mandamentos, a oferta do Dízimo é lembrada pela Igreja como uma obrigação de fé.
Assim, temos a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja sempre iluminando e ajudando nossas Comunidades a observar o Mandamento do Amor, que no seu desdobramento prático também se chama partilha.
O Dízimo é a força da partilha generosa e consciente que sustenta e constrói a vida da Comunidade de fé. Com o Dízimo os fiéis demonstram seu amor à Comunidade. Com o Dízimo a Comunidade Evangeliza, realiza suas Missões, emprega meios e técnicas para a Educação da fé, na Catequese e na Formação de agentes. Com o Dízimo a Igreja honra seus compromissos terrenos na manutenção da estrutura do Templo. Com o Dízimo a Comunidade ampara seus pastores, desde a formação inicial. Com o Dízimo a Igreja faz melhorias em suas instalações e em seus instrumentos de ação. Com o Dízimo a Igreja assiste aos mais carentes, e tanto mais.
Todavia, mesmo com esta estrutura simples e objetiva, a força da partilha tem se perdido em muitos corações, que já não são tão fiéis e tão pouco conscientizados.
É necessário formar e informar todas as camadas de nossas Comunidades sobre a importância na participação do Dízimo. Por isso, é pertinente lembrar que:

1- O Dízimo é uma obrigação de fé de todo fiel batizado que produz renda própria;
2- O Dízimo não é uma esmola;
3- O Dízimo é constante, não periódico;
4- O Dízimo não é a oferta entregue durante o ofertório das Missas;
5- O Dízimo não pode ser substituído por um trabalho voluntário;
6- O Dízimo não é um pagamento;
7- O Dízimo é responsabilidade, compromisso e participação;
8- O Dízimo é oferta do próprio coração ao coração da Comunidade;
9- O Dízimo pode ser comparado às pernas de uma Comunidade, pernas que ao mesmo tempo sustentam e fazem movimentar, caminhar;
10- O Dízimo é partilha do que somos e do que temos, um gesto concreto de amor a Deus e aos nossos irmãos.
Chegou o momento de mostrar que tipo de Comunidade somos nós!
Pense nisso! A Comunidade só pode crescer com a participação e o envolvimento de todos, e mostrará sua força no gesto da partilha.
“Sou dizimista porque quero retribuir a Deus aquilo que é d’Ele e que Ele gratuitamente me deu através do meu trabalho”.

Fonte : www.franciscodeassisrj.com.br

2 comentários:

  1. Olá! Faço parte de um ministério de música e o Padre de minha Paróquia me pediu que trabalhasse o dízimo nas missas de domingo. Peço que me mantenham informado quanto ao dízimo. Peço também ajuda de onde adquirir cantos para as missas do dízimo. Que DEUS abençoe por toda ajuda que ora tenha me dado. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter nos visitado,quanto a trabalhar o dízimo,é muito gratificante.
    Bom mas depende de cada Paróquia,seu histórico,a linha sarcedotal do pároco.
    Quanto a musica liturgica da uma olhada em partituras online no link dos sites ao lado das postagens.
    Se presisar de mais informações entre em contato comigo pelo hotmail luiz-claus@hotmail.com ,ok até mais

    ResponderExcluir

Faça um Comentário,ele é muito importante para nós.Vamos conversar sobre este assunto ?