29ª Festa do Ssmo. Redentor

Player do Santíssimo

domingo, 19 de julho de 2009

Formação Católica


Alguns significados de nossa Santa Missa
Fonte de pesquisa: Programa Escola da Fé 03/07/2003 Professor Felipe Aquino
Autor: Rogério SacroSancttus

Uma reflexão interessante é uma pergunta que circulou no programa da TV Canção Nova , da qual perguntaram o significado do fragmento da Eucaristia colocado no cálice com o vinho durante a celebração, que na qual já está na forma do corpo e sangue de Jesus.

Este gesto significa a Unidade da Igreja e é um gesto que vem através dos anos sendo continuada no Santo Sacrifício do Altar desde à época dos Santos Padres do inicio da Igreja.
O Bispo costumava celebrar a Missa com os padres e como nem sempre podia estar todos os sacerdotes presente, então era colocado um pedaço da eucaristia representando a comunhão daqueles que não puderam estar presente .
"Não rogo apenas por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste" (Jô 17,20-21).
"A multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma" (At 4, 32).
Filipense 1:27-28 " desejo ouvir que estais firmes em um só espirito. Isto para eles é motivo de perdição, para vos de salvação."
"Irmãos, conjuro-vos que sejais sempre perfeitamente unidos num só sentimento e num mesmo pensar" (1 Cor 1,10).
E a gota de água colocada no vinho antes da consagração?
De acordo com o programa do Prof. Felipe diz que a gota de agua representa a humanidade de Cristo unindo-se a Divindade tornando um só, é Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.
Bom, colocando uma pequena observação minha, também já escutei em pregações de Padres que também esta gota significa os nossos pecados que são expiados no sangue de Jesus e desaparece , é a infinita misericórdia de Deus que vence o pecado.
Lucas 6:36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
O que significa o coroinha dentro da Santa Missa?
Esta resposta também é de uma pregação que escutei , que coloca o coroinha como o simbolismo bíblico do menino da multiplicação dos pães e peixes (CF. Jô 6:1-15).
É aquela criança que não é egoísta e dá todo o alimento que possui para que Jesus faça o milagre da multiplicação e alimenta a fome do povo e o coroinha é a criança que leva a hóstia para o milagre da transubstanciação, aonde o Pão se torna Carne de Cristo e o vinho se torna Sangue de Cristo, para alimentar o povo de Deus, o alimento espiritual que desceu do céu.
João 6: 35 " Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede."
João 6: 48-51 " Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. "
João 4: 32 " Mas Jesus lhes disse: Tenho um alimento para comer que vós não conheceis "
É muito lindo saber e conhecer estes simbolismos da Igreja, nos ajuda meditar o Evangelho e entender melhor a nossa Igreja. Quanto mais caminhamos no conhecimento de nossa liturgia, mais se abre ao valor de cada gesto ou palavra, deixando aqueles movimentos antes automáticos e sem sentido e transportando-os a Luz de Cristo dentro de sua Santa e Imaculada Igreja.
© Livre para cópia e difusão na integra e com menção do autor
Rogério Sacro Sancttus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário,ele é muito importante para nós.Vamos conversar sobre este assunto ?