29ª Festa do Ssmo. Redentor

Player do Santíssimo

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Sagrada Eucaristia



A Sagrada Eucaristia


Enquanto estavam comendo,Jesus tomou o pão,pronunciou a benção,partiu-o e lhes deu,dizendo : ”Tomai,isto é o meu corpo”.Depois,pegou o cálice,deu graças,passou-o a eles,e todos beberam e disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova Aliança,que é derramado por muitos. Em verdade,não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de DEUS”.(Mc.14 , 22 – 25).
A Sagrada Eucaristia é um “segredo” que muitos cristãos ainda não conhecem com profundidade;e,por isso,não se beneficiam plenamente das suas graças. Há dois mil anos Ele está no meio de nós,escondido,e muitos ainda não o conhecem. No entanto,disse João Paulo II : “ a igreja vive de Jesus eucarístico,por ele é nutrida,por ele é iluminada “(Enc. Ecclesia de Eucaristia,EE,6).
O nosso catecismo diz que: “ A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da igreja,pois nela Cristo associa sua igreja e todos os seus a Seu Sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre seu corpo,que é a igreja”.( § 1407 ) Catecismo da Igreja Católica,Edição Tipica Vaticana.
O Missal Romano afirma que:
“Na Santíssima Eucaristia,a Mãe igreja reconhece com Fé firme,acolhe com alegria,celebre e venera com atitude adorante o Sacramento da Redenção,anunciando a morte de Cristo Jesus,proclamando a sua ressurreição,na expectativa da sua vinda na glória,como Senhor e dominador invencível sacerdote eterno e Rei do Universo,para oferecer à majestade divina infinita do Pai onipotente reino de verdade e vida”.
O Verbo Divino se encarnou no seio de Maria e veio a nós em forma humana,para nos salvar;viveu entre nós,com um corpo humano,apenas trinta e três anos,mas agora está conosco para sempre na Sagrada Hóstia.
“Ele está entre nós,mas nós o conhecemos”.
O Concilio Vaticano II afirmou que o sacrifício eucarístico “é a fonte e centro de toda a vida cristã” (LG,11) e que “na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da igreja”(PO,5) .

Por que Jesus se “esconde” na Eucaristia?

Muitos ficam angustiados porque Jesus esconde a sua Glória na Eucaristia. Mas Ele precisa fazer isto para que o brilho de sua Majestade,como o rosto brilhante de Moisés,não ofusque a nossa vista impedindo-nos de chegar a Ele.
Ele esconde também as suas virtudes,porque se a víssemos ficaríamos humilhados e,quem sabe, desesperados por jamais poder atingir tal perfeição. Tudo para podermos nos achegar a Ele sem medo.
Jesus desce até ao nada na Hóstia para que desçamos com Ele e sintamos profundamente o que Ele disse;”Vinde a Mim (...)aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.”
Por isso,podemos chegar a Jesus com toda confiança porque Ele já retirou todos os obstáculos para chegarmos a Ele;e espera que não sejamos nós a colocar esses empecilhos com os nossos medos e escrúpulos.
Jesus nos ama tão radicalmente na Eucaristia que se submete a nós em tudo. Ele desce do Céu tão logo o sacerdote pronuncia as palavras da Consagração. Ele obedeceu silencioso os seus carrascos e está pronto novamente para receber o beijo dos novos Judas,por amor a nós.
Jesus se esconde na Hóstia para que os bons,mas também os maus,se aproximem Dele. Quem de nós não temeria ,por seus pecados,chegar-se a seus pés. Quem sabe só os orgulhosos teriam a ousadia de se aproximar Dele. Então,escondido,Ele não assusta ninguém,pois quer socorrer a todos.
Alguns poderiam dizer:”mas,se víssemos a sua Glória,nos converteríamos”.
Não é verdade;a glória assusta,amedronta,ensoberbece,mas não converte. Os judeus,aos pés do Monte Sinai fumegante tornaram-se idólatras,adoraram o bezerro de ouro mesmo diante da glória de Deus.

Nas próximas semanas estarei postando mais ,sobre esse assunto tão fantástico que é o Sagrado Sacramento da Eucaristia,até semana que vem.




Texto bíblico : Evangelhos de São Marcos cap. 14 vers. 22 à 25(tradução da CNBB,sétima edição)
Livro : O SEGREDO DA SAGRADA EUCARISTIA – Prof. Felipe Aquino,editora Cléofas 3º edi.
www.cleofas.com.br
www.edicoescnbb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário,ele é muito importante para nós.Vamos conversar sobre este assunto ?