29ª Festa do Ssmo. Redentor

Player do Santíssimo

domingo, 31 de maio de 2009

História dos Santos




SÃO BENEDITO


Nasceu por volta do ano 1526, em São Filadelfo, nas proximidades de Messina, na Sicília (Itália), era filho de escravos porém foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres. Tinha vinte e um anos quando foi insultado publicamente por causa de sua cor. A atitude digna e paciente que teve na ocasião não passou despercebida, e o líder de um grupo de eremitas franciscanos o convidou a fazer parte da comunidade. Benedito aceitou o convite, e, com o tempo, passou a ser o seu novo líder. Por volta de 1564, o grupo se dispersou, e Benedito foi aceito como irmão leigo pelos frades franciscanos de Palermo, começando por trabalhar na cozinha. A sua conduta no cargo justificou plenamente a escolha dos superiores: foi respeitoso para com os padres, caridoso para com os irmãos leigos, condescendente para com os noviços, e foi por todos respeitado, sem que ninguém tentasse abusar de sua humildade. Sem saber ler nem escrever, tinha, manifestamente, o dom da ciência infusa, acontecendo-lhe de dar respostas luminosas a mestres em Teologia que o vinham consultar. A este dom unia também o da penetração dos espíritos e dos corações. Sua vida tornou-se um exercício contínuo de todas as virtudes, e Deus lhe concedeu o dom de operar milagres. Terminado o tempo de seu cargo, voltou novamente ao ofício de cozinheiro, felicíssimo por reencontrar a vida obscura e oculta, objeto de todos os seus desejos. Morreu docemente no dia 4 de abril. Foi canonizado em 1807, e normalmente em suas imagens traz o menino Jesus nos braços, que lhe foi colocado por Maria Santíssima, pela sua grande devoção, e pela suave doçura com a qual Jesus preencheu o seu coração. São Benedito foi chamado de "O Santo Mouro", por causa de sua cor negra. Sua festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.
ORAÇÃO - Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor a Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me, de modo especial, a graça que neste momento vos peço...
Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante. Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento aos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém.
 

sábado, 30 de maio de 2009

História dos Santos


Igreja de São Benedito – Paranaguá – PR - Brasil

Padroeiro da Irmandade de São Benedito, santo negro que os escravos chamavam de o “Glorioso São Benedito”. Construída para a encomendação dos corpos dos negros mortos, para missas, casamentos e também batizados dos cativos, que não podiam freqüentar a igreja dos brancos. O fato de no pátio à direita da portada encontrar-se a lápide tumular de Antônio Morato, vem valorizar ainda mais a igreja que tem origem na Ermida das Mercês que foi um dos primeiros templos paranaenses, primeiramente edificada no outeiro Ilha da Cotinga por Manoel Lemes Conde, sendo que Morato conseguiu autorização no ano de 1700 para ela fosse instalada no continente.
          A irmandade São Benedito nasceu na Igreja das Mercês e teve sua oficialização em 1710, ela era composta por escravos e alforriados. A construção da Igreja de S. Benedito teve início em 1784, no mesmo local onde ficava Igreja das Mercês . Portanto, a Igreja de S. Benedito de Paranaguá tem uma das mais longas raízes históricas da religiosidade paranaense datando sua origem primeira no séc. XVII. A festa em homenagem a São Benedito ocorre sempre entre final de dezembro e início de janeiro. Alguns historiadores sustentam que a igreja foi construída, na verdade, em 1784. Trata-se de uma das melhores e mais autênticas edificações do estilo colonial brasileiro em solo paranaense.
Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1962 e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967. Possui em seu interior, magnífico acervo sacro que também foram tombados. Localiza-se na Rua Conselheiro Sinimbú no Centro Histórico.

Fontes: 
www.prdagente.pr.gov.br
www.estigmatinos.com.br/
www.comamor.com.br
www.patrimoniocultural.pr.gov.br
www.paranagua.pr.gov.br